
O treinamento de intervalo de alta intensidade (HIIT) é uma prática de atividade fisicaque que possui períodos curtos e intensos de atividade física, alternados com breves intervalos de recuperação.
Os reflexos associados a esta prática de treinamento veem relacionando-se com benefícios para o sistema cardiovascular, assim como um aumento da queima de cordura e da promoção da redução dos níveis de açúcar no sangue de forma mais eficiente pelo organismo.
Em função destes benefícios esta técnica se disseminou, rapidamente, entre praticantes de atividade física, tornando-se ‘febre’ nos dias de hoje.
O único problema deste protocolo de exercício é o grau de intensidade que o mesmo exige do praticante, desencadeando, mais facilmente, lesões quedas do PH sanguíneo do indivíduo por conta de inúmeros fatores fisiológicos, dentre eles, destaca-se a ativação da via da glicose anaeróbica, causada pela junção:
Alta intensidade do exercício + baixo grau de oxigenação na musculatura
Atualmente uma série de componentes vem sendo estudados por poderem retardar a fadiga muscular, possibilitando uma melhor performance ao praticante de atividade física. Dentre elas destacam-se a suplementação de bicarbonato de sódio e Beta alanina.
O primeiro deles pelo fato do mesmo poder colaborar com a manutenção do PH sanguíneo – ação tamponante – e participar do processo de ressíntese de energia- colaborando, assim, diretamente com um aumento do rendimento na prática de atividade física.
Já o segundo promoveria um aumento da concentração de carnosina muscular, substância com o efeito tamponante durante a prática do exercício promovendo o aumento da resistência muscular a exercícios de alta intensidade.
Atualmente esses 2 suplementos são amplamente estudados e vem apresentando resultados de melhora na performance em alguns esportes, em sua maioria de curta duração, como corridas – tiros – e em ciclistas em momentos de explosão muscular.
Por serem suplementos alimentares, as quantidade suplementadas variam nos estudos desde 10mg/kg até 70mg/kg, no caso da beta-alanina, e 300mg/kg a 350mg/kg no caso do bicarbonato. Para resultados mais individualizados, aconselha-se o uso sob a orientação de um nutricionista, se o mesmo achar necessário e, de fato, proveitoso a prática de atividade realizada.