Unhas bem feitas todos os dias, é o desejo de toda mulher, porém nem sempre é isso que acontece. Muitas vezes, por mais bem cuidadas que estejam, pode acontecer de ficarem quebradiças, fracas, com aquelas marquinhas brancas. Isso pode ser um sinal de deficiência de algum nutriente ou algum problema de saúde. Fique atenta!
As unhas são formadas por uma proteína chamada queratina e é produzida por glândulas em sua base. A função das unhas é proteger as pontas dos dedos das mãos e dos pés.
Como as unhas são formadas a partir de minerais, vitaminas e proteínas, quando apresentam alguma irregularidade, pode ser sinal de algum problema de saúde ou de deficiência nutricional. Seguir uma alimentação balanceada e com certos nutrientes é fundamental para deixar elas sempre bonitas.
O que pode acontecer com suas unhas, caso apresente alguma das deficiências, citadas abaixo:
- Deficiência de vitamina A: Unha fica com aspecto de casca de ovo, esbranquiçada e quebradiça.
- Deficiência de vitaminas do complexo B: Linhas esbranquiçadas, ausência de brilho e descolamento da ponta da unha.
- Deficiência de vitamina C e cálcio: Unhas ficam quebradiças e secas.
- Deficiência de zinco e magnésio: Coloração acinzentada, cutícula seca e engrossada, descamação intensa ao redor das unhas, linhas esbranquiçadas bem acentuadas.
Abaixo listamos alimentos e nutrientes que ajudaram a deixar suas unhas mais saudáveis e bonitas:
- Proteína: É o principal elemento que proporciona proteção, força e brilho, pois é o um dos principais componentes da queratina. Fontes: Carnes, leite, ovo, grãos e lentilha.
- Magnésio: Nutriente essencial para a construção da queratina. Encontrado nos frutos do mar.
- Vitaminas do complexo B: Mantém a integridade celular das unhas; Encontrada em Ovo, carne, aves, laticínios, gérmen de trigo, grãos integrais.
- Vitamina A: Estimula o crescimento das unhas; Encontrada em cenoura, melão, manga, batata-doce, vegetais verde escuro.
- Cálcio: Impede que as unhas fiquem secas e quebradiças Leite e derivados, peixes, vegetais de folha verde escura.
- Vitamina C: Importante para formar o colágeno no nosso organismo; Encontrada no tomate, laranja, acerola, goji berry.
- Zinco: Mineral que estimula a multiplicação das células, favorecendo o crescimento das unhas; Encontrado em carnes, aves, frutos do mar, laticínios, grãos integrais.
E muito mais como o silício e biotina. Todos nutrientes que podem ser fornecidos pela alimentação ou suplementação.
Fique atento, pois o crescimento das unhas é contínuo e recebe estímulos tanto hormonais, quanto nutricionais. A interrupção do seu crescimento ou alterações em sua estrutura pode sinalizar que algo está errado no organismo, como alguma doença mais grave, pois o organismo irá reservar sua fonte de proteínas, vitaminas e de defesa para os órgãos vitais. Portanto procure sempre ter uma alimentação saudável, variada, contendo não só esses nutrientes, mas todos os outros para o funcionamento correto do nosso organismo. Procure um profissional habilitado para melhor orientação.