Acreditamos que ir ao mercado é uma tarefa complicada para muitas pessoas, por isso decidimos ajuda-los com um post sobre o assunto.
Primeiro é necessário saber qual é o dia que o supermercado perto da sua casa recebe as frutas, legumes e as hortaliças, uma vez que eles se deterioram em poucos dias e alguns em poucas horas. Isso é necessário para você comprar os melhores alimentos.
De acordo com a Pesquisa Familiar de Consumo Alimentar (POF – 2008/2009) os homens referiram comer uma menor quantidade de verduras, saladas e frutas, do que as mulheres. Esses alimentos vegetais, segundo o Guia Alimentar Brasileiro (2016) são fundamentais para uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa e culturalmente apropriada.
Costumamos dizer que o melhor mercado para ir são as feiras livres, onde podemos comprar frutas, legumes e hortaliças de excelente qualidade e por um preço justo. Por isso, deixe o supermercado para aqueles itens que não encontramos fora dali, como os produtos de higiene e os de limpeza.
Mas se ainda assim você for ao mercado fique atento nas dicas abaixo:
- Rótulo dos alimentos
O rótulo alimentar é definido por meio da legislação e isso significa que todas empresas falam a mesma língua quando vão produzir o rótulo. Por isso, fique atento à lista de ingredientes que consta no rótulo. Nela os ingredientes são apresentados em ordem decrescente, isto é o primeiro alimento que aparece na lista é o que está em maior quantidade e assim por diante.
- Compare os produtos
Um produto feito por várias marcas pode apresentar composição nutricional diferente entre eles, além de algumas marcas incluírem em seus produtos aditivos que não são utilizados em outras. Portanto, fique atento e procure sempre os ingredientes mais saudáveis para consumir.
- Prepare uma lista de compras
Produzir uma lista de compras faz você economizar tempo e dinheiro. Tempo por saber absolutamente tudo o que você precisa comprar e por ir direto ao local que ele está no mercado; e dinheiro, porque uma vez que você definiu o que comprar, você não ficará em dúvida quando ver outros alimentos.
- Não vá ao mercado com fome
Quando estamos com fome precisamos encontrar alimento para saciá-la e o mercado apresenta diversas opções. Com certeza a escolha será por alimentos fáceis de consumir como salgadinhos e doces, os quais possuem muita gordura e açúcar, sendo altamente calóricos, além de não serem nutritivos.
Se você seguir estas dicas, tenho certeza que você passará a ter melhores hábitos de vida e consequentemente mais saúde. Não deixe de praticar hábitos saudáveis e consulte regularmente seu nutricionista.