
Muitas pessoas vão à academia todas as semanas, na tentativa de obter um corpo perfeitamente em forma. A única coisa que a maioria deles negligencia ou ignora é a dieta do fisiculturismo. A importância de uma alimentação correta em fisiculturismo é tão importante quanto a rotina de treino.
Não é de se admirar que não haja qualquer progresso se, por exemplo, você acabar de fazer exercício e comer o que quiser, e quando quiser. Uma dieta correta para o fisiculturismo deve abranger aspectos como o planejamento das refeições, tanto no que diz respeito à rotina como no que diz respeito ao seu conteúdo.
Se estiver interessado em corpo escultural você deve deixar de realizar três refeições mesmo que em grande quantidade e passar a realizar de 4 a 6 refeições ao dia em menores quantidades. Após algumas horas da ultima refeição, o corpo entra em um estado de catabolismo e começa a fazer estoques para “maus tempos”. Isto significa que ele irá começar a converter nutrientes em depósitos de gordura. E por isso recomenda-se refeições em menor quantidade, mas muitas vezes ao dia.
Outro aspecto que é muito importante na dieta do fisiculturismo é o fato de que o fisiculturista deve consumir todos os nutrientes essenciais. A dieta não deve privar-lhe de nada devendo incluir as quantidades adequadas de proteínas, gorduras e carboidratos. Não respeitar estes princípios leva a erros muito comuns de maneira que fisiculturistas acabam por comer demais ou de menos alguma coisa. Como regra geral, para o desenvolvimento de uma massa muscular a dieta deve ser composta por 40% de proteína, 40% de hidratos de carbono e 20% de gorduras. Essas proporções podem, no entanto variar de acordo com as particularidades do indivíduo e um nutricionista é o mais indicado para oferecer-lhe uma dieta abrangente para o fisiculturismo.
Outro erro comum vem do fato de que as pessoas não percebem que existem vários tipos de carboidratos e de gorduras e alguns deles são recomendados, enquanto que outros devem ser evitados. Por exemplo, carboidratos complexos liberam energia gradativamente por um longo período de tempo, enquanto que os carboidratos simples apenas irão dar-lhe um breve impulso de energia e pico, favorecendo o acúmulo de gordura. As gorduras também são um bom exemplo: existem gorduras boas e gorduras ruins e às vezes as pessoas comem as ruins. Outro erro que é feito na dieta do fisiculturismo é o fato de que as pessoas comem proteínas demais ou excluem totalmente as gorduras que são necessárias para a dieta, uma vez que hormônios anabólicos dependem delas para sua síntese.
Esta dieta deve ser equilibrada e deve fornecer, além dos três macro-nutrientes, todas as vitaminas e minerais. A importância de beber bastante água também deve ser enfatizada.
—
Adaptado de: http://aabouthealth.blogspot.com.br/2015/03/bodybuilding-diet-diet-for-muscle.html