Celulite (também chamado “lipodistrofia ginoide”, É definido como uma desordem metabólica localizada do tecido subcutâneo que altera a forma do corpo local levando a uma aparência inestéticas da pele chamado “casca de laranja”.
É importante saber, que a celulite é uma inflamação do tecido adiposo.
Que afeta 80 – 90% de todas as mulheres
Não é considerada como uma condição patológica, mas é esteticamente perturbador vista mais comumente sobre as coxas e nádegas
É considerado uma micro glândula endócrina circulatório metabólica que provoca alterações de matriz intersticial e alterações estruturais no tecido adiposo subcutâneo.
No entanto, sua patogênese não é completamente compreendido.
A celulite é um fenômeno fisiológico ou pelo menos, tem uma origem fisiológica, que é característico das mulheres, e multicausal, com a coexistência de uma série de fatores que desencadeiam, perpetuar, ou agravá-la.
Os fatores de destaque incluem, entre outros, a arquitetura do tecido conjuntivo, ação do estrógeno, alterações microvasculares e certas características genéticas e hormonais.
Ao incorporar uma grande variedade de alimentos como, legumes, frutas, cereais integrais, lacticínios com baixo teor de gordura e proteínas magras na alimentação diária, o metabolismo se acelera e não cria depósitos de gordura. Além de uma boa hidratação, e consumo de alimentos antiinflamatórios.
Aposte em alimentos como:
- Ervas aromáticas, como alho macerado, açafrão, curry e cebola;
- Peixes ricos em ômega-3, como atum, sardinha e salmão;
- Sementes com ômega-3, como linhaça, chia e gergelim;
- Frutas cítricas, como laranja, acerola, goiaba e abacaxi;
- Frutas vermelhas, como romã, melancia, cereja, morango e uva;
- Frutas oleaginosas, como castanhas e nozes;
- Vegetais como brócolis, couve-flor, repolho e gengibre;
- Óleo de coco e azeite.
Além de aumentar o consumo em alimentos anti-inflamatórios, também é importante reduzir o consumo de alimentos que aumentam a inflamação no corpo, que são principalmente as carnes processadas, como salsicha, linguiça e bacon, comida pronta congelada rica em gordura como lasanha, pizza e hambúrguer e fast foods.