Uma das grandes preocupações do megaevento das Olimpíadas no Rio de Janeiro foi em relação à qualidade das refeições servidas às delegações. Tem-se dado grande importância a uma alimentação saudável e sustentável.
A iniciativa Rio Alimentação Sustentável traçou o perfil de abastecimento de alimento saudáveis e sustentáveis no Rio de Janeiro e buscou facilitar os passos que garantiriam sua oferta durante as Olimpíadas.
Foi apresentando um Diagnóstico para a Oferta de Alimentos Saudáveis e Sustentáveis, um guia de suma importância, já que servirá como fonte de inspiração ao governo e instituições públicas a remodelarem ou até reinventarem o sistema de alimentação durante estes megaeventos.
Com isso, há um grande aumento da visibilidade e produtividade de alimentos tipicamente brasileiros. Este documento pode ser encontrado em: www.rio-alimentacaosustentavel.org.br.
Além disso, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SBV) estimou que aproximadamente 24% das refeições servidas durante as Olimpíadas serão estritamente vegetarianas, visto que há um enorme interesse por parte dos atletas nesta linha de alimentação. Atletas conhecidos e reverenciados mundialmente são adeptos de alimentação vegetariana, como: as irmãs tenistas Vênus e Serena Williams.
As opções vegetarianas também atendem outras dietas, como indivíduos portadores de alergias alimentares e indivíduos com intolerância à lactose, entre outros.
A SBV em conjunto com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) decidiu oferecer ao menos uma opção vegetariana em cada refeição. Esta oferta de opções vegetarianas vai de acordo com os princípios de sustentabilidade que é promovida pelo evento.
É importante destacar que um nutricionista deve sempre ser consultado para prescrever uma dieta balanceada.